Renato Livera

redes sociais

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Renato Livera é ator brasileiro, dramaturgo e diretor. Natural de Goiânia.

 

Graduado em Artes Dramáticas pela Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro, ator profissional desde 1998, trabalhou com importantes diretores de Teatro, transitando por diferentes linguagens como a dança, o teatro, o audiovisual e o cinema. As parcerias mais expressivas foram com: Henrique Rodovalho (Quasar Cia de dança), Marcos Fayad (Martim Cererê), Ana Kfouri (Cia Teatral do Movimento), Alexandre Mello, Alessandra Vanucci, Helena Varvaki, Christiane Jatahy, André Paes Leme, Thomás Guillardet (diretor francês), entre outros.

 

Atuou em longas metragens como “Divina” de Alvarina Souza e “O Tronco” de João Batista de Andrade, além de curtas metragens premiados, entre eles o curta metragem "Arroba" que ganhou o prêmio Júri popular do Festival Claro Curtas. Integrou o quadro de atores propositores do coletivo cênico Ateliê Usina, coordenado por Alexandre Mello e do Grupo Alice 118, coord. pela diretora Ana Kfouri. Em 2007 fundou a Cia. Físico de Teatro, assinando a direção do espetáculo Felizes para Sempre e idealizando o premiado espetáculo “Savana Glacial”. Ainda pela Cia. Físico de Teatro assinou a direção do espetáculo “FÃ-CLUBE” em setembro de 2012 e “Temporada de Verão” em 2014. Ainda como diretor teatral foi convidado a dirigir pequenas peças cômicas no projeto Clube da Cena nos anos 2009 e 2010, além de dirigir também os trabalhos das turmas onde atuava como diretor e professor pesquisador, no Centro de Estudo Artístico Experimental do Sesc Tijuca, de 2004 a 2008. Dirigiu também curtas para o cinema, e projetos audiovisuais para o teatro e a música

 

Como escritor escreveu crônicas para os sites "CAIS.ato.br"  e a “A Bigorna”, além de peças para teatro como: "Passional", “Náu-Zé”, “Noite de Núpcias” e o infantil “Na Ilha do Senhor Brum”.

Renato foi indicado ao prêmio Ítalo Rossi, do FITA 2014 (Festival de Angra), como melhor ator coadjuvante, com a peça “Cachorro Quente”, Idealizada por João Fonseca e Sacha Bali, a mesma dupla de “Pão com Mortadela”.

 

Na Televisão trabalhou na TV Globo, nas novelas “Malhação”, “Paraíso”, “Tempos Modernos” e “Araguaia”.

 

Na Rede Record atuou em “Máscaras” de Lauro César Muniz e “Pecado Mortal” de Carlos Lombardi.

 

Também na emissora, foi o sacerdote Simut, personagem que lhe rendeu um grande destaque na trama da novela de grande sucesso da Record, “Os Dez Mandamentos”.  

Renato gravou a série "Matches", da Warner Channel, onde dará vida ao protagonista Escovão. Além disso, Renato gravou, também, a quarta temporada da série "Um Contra Todos", da FOX. 

  • Curta a nossa página
  • Siga no Instagram
  • Twitter AM Company